1 - Esgotamento do espaço da Caixa Virtual

Um dos problemas mais comuns que afetam o envio/recebimento de emails ocorre quando a caixa virtual enche. Isso ocorre geralmente quando o usuário configura seu cliente de email(outlook, thunderbird, etc) com o protocolo IMAP.    

O Protocolo IMAP faz um espelhamento das mensagens no dispositivo do usuário, mas mantém o conteudo no servidor. Dessa forma em pouco tempo a caixa virutal se esgota.

Recomendamos sempre a configuração das contas de email através do protocolo POP3 conforme segue neste tutorial. Dessa forma sempre haverá espaço disponível para receber ou enviar novos emails.

Além de evitar a lotação da caixa virutal, com o protocolo POP  as mensagens são armazenadas no dispositivo do usuário proporcionando a possibilidade de backup e caso o usuário migrar para outro serviço de email as mensanges já recebidas não são perdidas, jpa que estão armazenadas no hd do usuário e  não no servidor remoto.

Solução do Problema:  Reconfigure sua conta de email para o protocolo POP, certifique-se que desmarcou a opção "Deixar uma cópia das mensagens no servidor remoto"  na configuração do seu cliente de email e após isso pressione algumas vezes o "Enviar/Receber" para que o cliente de email baixe e apague as mensagens no servidor remoto.

 

2 - Cliente de Email(outlook, thunderbird, etc) retorna erro dizendo que não foi possível conectar no servidor remoto( erro pode ser exibido em inglês)

Solução:  Verifique se seu antivirus não está bloqueando as portas de conexão com o servidor. Desabilite o antivirus por alguns minutos, feche e abra o Outlook ou cliente de email novamente e teste. Caso funcionar, o problema é um bloqueio do seu antivirus. Entre em contato com o suporte do antivirus para verificar como configurar corretamente para que não ocorra o bloqueio. 

Outro problema pode ser a conectividade de sua internet. Se possível teste acessando o webmail com um acesso 3G ou de outra rede para identificar se não existe um bloqueio em sua rede interna.