Atualmente um Website tem uma estimativa de vida útil de 2 a 3 anos sem necessitar remodelagem. Sua vida útil é determinada pela evolução constante das tecnologias Web.
Saiba mais neste artigo sobre a tecnologia que envolve um Webiste, Sua vida útil e como evitar ou reduzir a sua depreciação:
O GRANDE PROBLEMA - SITE OBSOLETO:
É comum as pessoas contratarem o desenvolvimento de um Website e pensarem que estão adquirindo um produto como uma mesa ou uma cadeira que irá durar por muito tempo. Infelizmente isso é um equivoco, pois um Webiste é uma solução Tecnológica que necessita de todo um ecosistema complexo e externo para existir.
As tecnologias web, estão em constante evolução. Constante mesmo! Se considerar todo o ecossitema tecnológico da Web, as evoluções são diárias. Todo dia está sendo melhorado ou modificado alguma tecnologia. Podemos dizer que é um sistema vivo. Fazem parte desse ecossistema os navegadores, servidores web com seus ambientes apache, nginx, tecnologias como a linguagem php, html, css, scripts diversos javascript, jquery etc. Só para citar algumas tecnologias.
Por volta dos anos 2000, as páginas web em sua maioria eram apenas um conjunto de páginas html com textos links e imagens. Não utilizavam banco de dados nem necessitavam interagir com outros sistemas. Nessa época a depreciação de uma página era apenas no design e na informação. Hoje em dia não só existe a necessidade de websites mais complexos, gerenciáveis e que renderizem perfeitamente nos navegadores, mas também é necessário estar enquadrado dentro das regras de indexação dos navegadores como google se você quiser aparecer nas pesquisas. Estas regras mudam constantemente, bem como a resolução das telas e dos navegadores vem aumentando. Um webiste que renderizava bem a quatro anos atrás, hoje pode parecer pequeno e antigo dependendo do dispositivo em que o usuário estiver visualizando o website.
Além da renderização problemática do website nos navegadores atuais e do seu desing obsoleto, um grande problema dos websites com tecnologia ultrapassada é a possibilidade de invsão por hackers que podem incluir conteudos negativos aos objetivos da empresa ou mesmo destruir o site ou infectar seus visitantes com virús e outros softwares maliciosos.
COMO EVITAR A DEPRECIAÇÃO TECNOLÓGICA ?
Uma alternativa para evitar a depreciação tecnológica de seu website sem necessitar reconstruí-lo todo ano do zero, é a utilização de Plataformas CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Existem várias plataformas disponíveis, muitas delas Open Source.
Estas plataformas são mantidas por empresas ou fundações que disponibilizam atualizações regulares atualizando a tecnologia envolvida. A Plataforma CMS não é o Website em Si, mas sim um Framework onde é possível desenvolver o conceito do seu Website que é na verdade uma estruturação comercial da sua presença digital. Como o conteúdo fica salvo em banco de dados é possível inclusive remodelar o design de tempos em tempos para manter seu site atual sem a necessidade de criar um novo projeto do zero.
A Divtec atualmente trabalha exclusivamente com projetos baseados em platafomas CMS para possibilidar o baixo custo de implantação e atualização dos projetos prolongando a vida útil dos projetos Web e assim reduzindo custos para os nossos clientes.
"Acreditamos que o investimento dos nossos clientes é em ter e manter uma Presença Digital de Qualidade e não em comprar um site"
Veja também: Vale a pena ter ou manter um Website nos dias Atuais?